Na tarde de quarta-feira (30), o presidente da Câmara Municipal, Junior Sebastião de Souza “Junim da Lazinha”, juntamente com os vereadores Gilmar “Abeia”, Joaquim Lima e Zilmar Filho, prestigiaram o 1° Encontro de Integridade Pública de Santa Vitória, em comemoração ao dia Internacional Contra a Corrupção, que é comemorado no dia 09 de dezembro. O evento foi realizado através da Controladoria Interna do Município.
A celebração desta data tem como objetivo sensibilizar, mobilizar e qualificar cidadãos, governos e o setor privado com vistas a uma atuação cidadã em prol da correta aplicação dos recursos públicos, pela prevenção e combate à corrupção.
O evento destacou de como a gestão municipal do prefeito Salim e vice Renato, vem trabalhando em prol da aplicação correta dos recursos públicos através da contribuição exercida pela Controladoria Interna do Município de Santa Vitória, que tem se desempenhado para implantação e evolução dos mecanismos de Integridade: Transparência, Participação e Controle Social, Ética, Gestão de Riscos, Fiscalização, Responsabilização e Auditoria Interna e Acompanhamento das metas.
A tarde foi marcada pela presença de autoridades, membros da sociedade civil, representante da AMVAP- Associação Mineira da Microrregião do Vale do Paranaíba e de aproximadamente 200 servidores do Município de Santa Vitória, que tiveram oportunidade de assistirem a temas importantes.
O primeiro painel foi ministrado pelo servidor, Analista de TI, o Senhor Morais, que pontuou informações referente à segurança da informação e ainda de como ocorrerá o processo de implantação no município com relação à Lei Geral de Proteção de Dados. Destaca-se a presença do Controlador Interno da Prefeitura de Uberlândia, senhor Modesto Geraldo Rabelo, acompanhado do procurador de Carreira o Dr. José Júnior Alves da Silveira, Membro do Comitê Anticorrupção e Compliance da Rede de Governança Brasil, que demonstraram de como vem ocorrendo o processo IMPLANTAÇÃO DE INTEGRIDADE no Município de Uberlândia.
A controladora Interna, Andreya Lima ressaltou “que os mecanismos de integridade implementados até o momento (Transparência, Participação e Controle Social, Ética,Gestão de Riscos, Fiscalização, Responsabilização e Auditoria Interna e Acompanhamento das metas) que contribui para uma gestão eficiente, somente está sendo possível, pois existe a vontade política do prefeito Salim juntamente com o seu Vice Renato que possuem entendimento da importância e da necessidade de funcionamento do SISTEMA DE INTEGRIDADE”.
Ao final foi tirado como pauta e sugerido pelo Dr. Alexandre Paiva, representante da AMVAP, que devemos discutir com as Controladorias dos Municípios que compõem a Associação os MECANISMOS DE INTEGRIDADE, como a finalidade de avançarmos sobre o tema.