Representando o Legislativo, o vereador Zilmar Filho, participou na manhã de quarta-feira (09), do “Encontro referente ao Projeto do Estado de Minas Gerais” que viabiliza estratégias para o aumento da cobertura vacinal em crianças menores de 2 anos: UMA PESQUISA-AÇÃO.
A apresentação foi realizada no Plenário Pio Bonito – Câmara Municipal de Santa Vitória, pela coordenação da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Santa Vitória, que trouxeram para esclarecer mais sobre a pesquisa, o coordenador de Vigilância em Saúde da Regional de Ituiutaba Otalino Antônio Rodrigues Filho e como Referência Técnica da Atenção Primária à Saúde de Regional de Ituiutaba Lívia Santos Maia Custódio.
Na oportunidade, a coordenadora de Vigilância Epidemiológica Carlla Aparecida Oliveira, pontuou sobre as coberturas vacinais em menores de 2 anos que estão baixas, e conta com a apoio da sociedade para mudar esse cenário e evitar que as doenças imunopreveníveis retornem pro nosso território.
Criado em julho de 2021 para desenvolver estratégias de vacinação contra a covid-19, o Grupo de Análise e Monitoramento da Vacinação (Gamov) da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) vai aplicar a experiência adquirida no combate à pandemia para reforçar a vacinação de rotina dos demais imunizantes do calendário anual em crianças.
O secretário Municipal de Saúde Geraldo Júnior enfatizou que nos últimos 7 anos, houve uma considerável queda nos índices de coberturas vacinais em todo o Estado de Minas Gerais. “O ideal é que essa cobertura esteja entre 90 e 95%, porém o cenário atual do nosso município mostra uma cobertura em torno de 65%”. Essa baixa cobertura faz com que doenças que já eram consideradas erradicadas no país, voltem a acometer as pessoas. Faço aqui um chamado especial aos pais, para que atualizem o cartão de vacina dos seus filhos, pois a vacina é a forma mais segura e eficaz de se proteger contra determinados tipos de doenças”, pontuou Geraldo Júnior.
Também estiveram presentes, o prefeito Salim Curi, vice-prefeito Renato José de Paula, e equipes de saúde da Vigilância Epidemiológica, a coordenadora dos PSFs Renata Alves, representantes de intuições e sociedade civil.
No ano de 2020, o estado observou a queda nos índices de cobertura vacinal infantil e imediatamente, iniciou o planejamento de estratégias para reforçar a imunização.