Pela primeira vez as transmissões das Sessões da Câmara de Santa Vitória, contam com a presença de um intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras). A medida visa que pessoas portadoras de surdez ou com deficiência auditiva possam acompanhar as ações desenvolvidas pelo Poder Legislativo Municipal.
O Portal oficial da Câmara Municipal, agora também conta com uma ferramenta que reduz barreiras de comunicação e amplia acesso à informação. O cidadão que acessar o endereço eletrônico poderá habilitar um intérprete virtual da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e garantir o livre acesso aos conteúdos digitais. A tecnologia VLibras faz a tradução automática da Língua Portuguesa para Libras por meio de um boneco 3D; basta acessar o ícone onde estão representadas duas mãos em movimento, na lateral direita da página. Ao selecionar o texto desejado, a tradução instantânea em Libras é iniciada.
Segundo o presidente do Poder Legislativo Joaquim Lima, a utilização da Libras vem colaborar para a inclusão da comunidade surda ou com deficiência auditiva. “Sabemos a importância que terá esse serviço. Trata-se de uma ação de acessibilidade que passamos a prestar. É um avanço que pretendemos ampliar ainda mais, ” disse Joaquim.