Na tarde de segunda-feira (12) o vereador Zilmar Filho esteve acompanhando o prefeito municipal Salim Curi na cidade de Ituiutaba em cumprimento de agenda, na qual participaram de duas reuniões. Sendo uma no 54° Batalhão da Polícia Militar (BPM), com o tenente-coronel PM Waldir dos Santos Teixeira e outra com os assessores da Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais, Michele Costa e Filipe Batista. O vice-prefeito Renato José de Paula e o secretário municipal de Governo Márcio Quirino, também participaram das reuniões.
O ponto alto da reunião com o tenente-coronel foi à questão da segurança no município de Santa Vitória, expondo que a Associação Comercial e Industrial de Santa Vitória (ACISV), o Poder Legislativo e o Conselho Municipal de Segurança Pública – CONSEP/SV pediram ajuda da Administração Municipal para que relatasse o índice de assaltos, arrombamentos e furtos que vem ocorrendo em residências e estabelecimentos comerciais, principalmente neste período de pandemia e isolamento social. O tenente-coronel Waldir dos Santos se prontificou em empreender esforços para adoção de medidas estratégicas e preventivas que visem a ampliação da segurança pública para maior proteção da população santa-vitoriense.
Com os assessores da Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais, o encontro foi uma solicitação do governador Romeu Zema, com o intuito de identificar as demandas do município de Santa Vitória, como foco nos desafios para a retomada da economia e do crescimento pós-pandemia no Estado.
Foram apresentadas as seguintes demandas para Santa Vitória:
PSF: Contemplado através da Resolução SES-MG 3561 de 07 de dezembro de 2012. A obra encontra-se em situação paralisada desde o ano de 2015, com percentual de execução de 65% por falta de repasses financeiros por parte do Governo Estadual. O município suplica que o Governo do Estado, conclua a obra.
COHAB: Em 2017, foi realizada pesquisa de demanda habitacional e analisada pela COHAB, apontando 2.306 registros de interesse na casa própria. O Município iniciou trabalho em conjunto com a Companhia, fez a doação do terreno, autorizado pelo legislativo, trabalhou na regularização junto ao cartório, buscou aprovação da COPASA E CEMIG para o projeto, fez o cadastro de interessados, e aguarda a COHAB concluir o processo.
INFRAESTRUTURA: O município solicitou junto ao Governo do Estado, recursos financeiros para investir em infraestrutura urbana sendo, pavimentação asfáltica, drenagem pluvial, sarjeta, meio fios, calçadas, recapeamento de vias públicas de nossa cidade e distritos.
COPASA: solicitou interveniência do Governo do Estado junto a Companhia de Saneamento de Minas Gerais – COPASA, para que a mesma providencie o aumento na produção de água tratada e evite o desabastecimento em nosso município. Ressaltando ainda, que dois poços artesianos foram perfurados em nosso município no ano de 2020 pela COPASA, e até o momento, não tiveram nenhum investimento em sua estrutura de coleta, que propiciasse o aumento na quantidade de água tratada para nossa população.