O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é celebrado anualmente em 18 de maio. Data determinada oficialmente pela Lei 9.970/2000, em memória à menina Araceli Crespo, de 08 anos de idade, que foi sequestrada, violentada e assassinada em 18 de maio de 1973. O Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes incentiva que em todo o Brasil sejam realizadas ações que visem alertar toda a sociedade sobre a necessidade da prevenção à violência sexual.
Na tarde desta terça-feira o presidente da Câmara Municipal de Santa Vitória Joaquim José de Lima, juntamente com o vereador Zilmar Filho e a vereadora Mônica Romão, receberam os representes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA, do Conselho do Tutelar e servidores da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, onde estavam divulgando a importância da Campanha Maio Laranja.
O presidente manifestou apoio à luta que combatem essa prática criminosa. “É preocupante o número de casos de violência sexual contra crianças e adolescentes que se tem notícia. É preciso conscientização, como forma de reforçar a luta contra este crime. É muito importante estamos atentos aos comportamentos e atitudes das nossas crianças e adolescentes, muito das vezes estão pedindo socorro e não notamos”, destacou Joaquim Lima.