A Sociedade Brasileira de Dermatologia promove desde 2014, o Dezembro Laranja, que visa alertar o público sobre os cuidados a serem tomados frente ao câncer de pele, numa junção à Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele.
Daquele ano em diante, sempre no último mês do ano, são realizadas ações diversas em parceria com instituições públicas e privadas para levar ao conhecimento da população as principais formas de prevenir o mal, e a procurar um profissional capacitado a fim de buscar diagnóstico e eventualmente tratamento.
No Brasil, o câncer da pele é o tipo da doença que mais ocorre, com aproximadamente 180 mil casos novos por ano. Se descoberto no começo, tem mais de 90% de chances de cura total.
Ao completar 7 anos da ação em 2020, a campanha será feita somente no formato digital em todos os canais de comunicação da Sociedade Brasileira de Dermatologia. É preciso enfatizar ao máximo por meio da campanha que câncer da pele é de grande seriedade e que a conscientização deve começar já desde muito cedo, na infância.
Na data, milhares de médicos dermatologistas e voluntários realizam consultas gratuitas em centenas de postos de atendimento do país. A ação de 2019 resultou em 22.749 mil atendimentos, sendo diagnosticados 4.197 casos de câncer da pele, dentre eles 2.744 casos de carcinoma basocelular (CBC), 835 de carcinoma espinocelular (CEC) e 420 casos de melanoma, além de 198 outros tumores malignos.
Essa época do ano propicia o melhor momento para engajar as pessoas em ações de conscientização sobre o grave mal e, essa é a ideia por trás da campanha Dezembro Laranja, organizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Curta o sol, mas proteja sua pele.